4 vantagens em utilizar o feedback positivo na sua empresa

lukkap comunicación
Lukkap Comunicación
Redacción
09 de enero, 2017

Pare para pensar… Nesta semana, quantas vezes corrigiu erros à sua equipa? E quantas vezes deu os parabéns por um trabalho bem feito? Pense bem, de certeza ficará surpreendido com o resultado.

Muitas vezes, apenas nos cingimos aos erros que os trabalhadores cometem, passando ao lado daquilo que eles fazem bem, pois pressupõe-se que é aquilo que devem fazer. São muitos os gestores que cometem este erro, sem se darem conta do quanto pode ser prejudicial para a sua empresa.

Sabia que o facto de só se dar feedback negativo afecta a autoestima dos seus trabalhadores e diminui a produtividade na empresa? Por este motivo, hoje damos-lhe a conhecer quatro grandes benefícios que o feedback positivo trará á sua organização. Não pense mais nisso, valorize o reconhecimento positivo e desfrute das inúmeras vantagens que trará á sua empresa.

1. Aumenta o Engagement. As pessoas costumam evitar as situações incómodas, aquelas que lhes causam mal-estar ou tristeza. Quando um chefe apenas destaca os fracassos dos seus trabalhadores, estes acabarão por evitá-lo, distanciando-se da direcção e como consequência, da empresa. Por outro lado, quando na empresa se utiliza o feedback positivo aos colaboradores eles sentir-se-ão mais confortáveis ao falar com os seus superiores. Isto aumentará o compromisso dos trabalhadores com a organização, aumentando a sua participação na proposta de novas ideias, assim como a indicação das áreas problemáticas que pode haver na empresa.

2. Aumenta o rendimento. O feedback positivo aumenta o rendimento da maioria dos colaboradores, incluindo os trabalhadores que já apresentavam bons resultados. Nas pequenas empresas, isto torna-se verdadeiramente importante devido ao facto que um aumento na produtividade global traduz-se num grande benefício económico, em comparação com o que se pode obter numa grande organização.

3. Reduz a rotação de pessoal. A rotação do pessoal representa um custo para as empresas, tanto de tempo como a nível económico. Com o feedback positivo, os empresários conseguirão diminuir a rotação e poupar nesses custos. Se um trabalhador está contente, ele sente-se ouvido e valorizado pela empresa e não quererá ir-se embora, procurará continuar a crescer dentro da empresa.

4. Consolida comportamentos. Talvez a vantagem mais simples do feedback positivo reside no facto que pode estimular os comportamentos que se pretende que os trabalhadores repitam. Quando apenas são destacados os erros da sua equipa, o que se está a fazer é dizer-lhes quais os comportamentos que não procura na empresa. Por outro lado, quando se utiliza o feedback positivo está-se a enviar uma mensagem directa realçando as condutas pretendidas. Com isso, consegue-se reduzir a incerteza que poderá existir em relação ao que se espera de cada trabalhador, dado que se está a deixar claro as expectativas relativas a cada função.

Ao utilizar o feedback positivo conseguir-se-á um  impacto enorme em cada pessoa da sua organização, não apenas no que respeita ao trabalho, mas também na sua vida pessoal. As convicções que cada indivíduo tem sobre si próprio afectam em grande medida a sua motivação para querer atingir os objectivos estabelecidos. Se o elogia pelo esforço realizado e o trabalho bem feito, fomentará uma equipa segura de si mesma, com uma mentalidade forte para enfrentar novos desafios e persistir, apesar dos contratempos que se poderão encontrar pelo caminho.

Na Lukkap Portugal queremos ajudá-lo a dar os passos correctos até á criação de uma cultura corporativa forte na sua empresa. Com o nosso software ifeedback365 poderá reconhecer e ser reconhecido, gerando um ambiente de trabalho que favorece a colaboração permanente e criando um ambiente onde todos se identifiquem com a empresa e partilhem os seus valores.

¿Te ha parecido interesante?

Suscríbete y recibe las mejores historias escritas por nuestros equipos.

Puedes cancelar tu suscripción en cualquier momento. Lee aquí nuestra política de privacidad

¿Deseas obtener más información?

Contáctanos

Puedes cancelar tu suscripción en cualquier momento. Lee aquí nuestra política de privacidad